Os Apóstolos dos Ùltimos Tempos


Durante a aparição de 19 de Setembro de 1846 na montanha de La Salette, Nossa Senhora de La Salette após dar o segredo, ditou à vidente Melanie palavra por palavra uma regra muito santa, para fundar uma nova ordem religiosa com o nome de 'Apóstolos dos Ùltimos Tempos'.

No dia 3 de Outubro 1876 numa interrogação, Mélanie diz ao Padre F. Bliard: "Esta ordem abrangera: 1. Padres, que serão os Missionários da Santa Virgem e os apóstolos dos últimos tempos, 2. Irmãs religiosas que dependerão dos Missionãrios, 3. Fieis de vida secular que queiram se associar à obra.

O fim desta nova ordem religiosa é de trabalhar na sanctificação do clero, na conversão dos pecadores e de propagar o reino de Deus na terra inteira. As Religiosas igual aos Missionários são chamadas a trabalhar com zelo na salvação das almas pela oração e pelas obras de misericórdia corporais e espirituais. Quanto ao espírito da ordem, este deve ser o espírito dos primeiros apóstolos. A Santa Virgem caracterizou suficientemente este espírito, seja na regra que Ela me deu, seja no apelo aos apóstolos dos últimos tempos em que finda o segredo.


" (...) Chamo os apóstolos dos últimos tempos, os fieis discípulos de Jesus Cristo, que viveram no menosprezo do mundo e deles próprios, na pobreza e na humilidade, no menosprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e desconhecidos pelo mundo. Chegou o tempo que aparecem par illuminar a terra. (...)"


No mesmo dia 19 de Setembro 1846, Melanie teve um visão: "Vejo os apóstolos dos últimos tempos com o seu traje"; ele parece mais o menos ao dos sacerdotes dos seus tempos; "Numa extremidade da cinta encontram se esta três letras em encarnado: M.P.J. ('Mourir pour Jesus' - morrer por Jesus), na outra extremidade as seguintes três letras em azul: E.M.D ('Enfant de Marie' - Filho de Maria)".


A Regra


Nossa Senhora de La Salette disse à Melanie, no dia 19 de Setembro de 1846: "Melanie, o que direi agora não sera segredo; sera a regra que fareis seguir as minhas filhas que estarão aqui quando a regra será aprovada pelos superiores. Meus Missionários seguirão a mesma regra.


1. Os membros da ordem da Mãe de Deus amarão Deus sobre todas as coisas e o seu próximo como si próprios unicamente pelo amor de Deus.

2. O espírito desta ordem não sera outro que o próprio espírito de Jesus Cristo e o espírito de Jesus Christo nas almas.

3. Os membros desta ordem se aplicarão a estudar e imitar Jesus Christo, e quanto mais Jesus sera conhecido, mais eles se humilharão à vista do seu nada, da sua fraqueza, da sua incapacidade de fazer um bem real nas almas sem ajuda da divina graça.

4. Es terão um obediência perfeita em tudo e em qualquer parte.

5. Cada um deles, conserverá perfeitamente casto o seu corpo e espírito para que Jesus Cristo faça a sua morada neles.

6. Os membros desta ordem terão um só coração e uma só alma em Jesus Cristo

7. Nenhum deles terá qualquer propriedade, nem ambicionará qualquer coisa passageira,mas tudo será propriedade comum. Quero que todos os meus filhos se desnudem totalmente de bens passageiros, sejam despojados de tudo.

8. Terão uma grande caridade sem limites; sofrerão tudo de todos ao exemplo do seu divino mestre e não farão sofrer ninguém.

9. Os membros da ordem obedecerão ao seus superiores e lhes renderão a honra e o respeitos devido com uma grande simplicidade do coração.

10. A superiora vigiará com doçilidade sobre a observação da regra. De tempo em tempo, ela consultará o padre missionário que cuidará das vossas almas. Ela será a mais humilde e será mais severa contra si mesma do que contra as outras. Ela corrigerá as faltas das suas filhas com grande doçilidade e prudência. Ela elevará sempre a sua alma a Deus antes de corrigir.

11. Haverá no santuário exposto o Santíssimo Sacramento de dia e noite, durante os meses de Setembro, de Fevreiro e Maio, aonde a felicidade dos membros da ordem consistirá de passar felizes horas quando a caridade e a salvação das almas o permeter.

12. Levarão uma vida interior, portanto laboriosa, unindo a vida contemplativa à vida activa; sacrificarão-se e ferão-se vitimas de Jesus e de Jesus crucificado.

13. Receberão quotidianamente o pão de vida com muita piedade. Podereis no entanto recusar a comunhão à qualquer membro quando vereis, que ele não segue os passos de Jesus crucificado.

14. Fora dos jejums prescritos pela Igreja, els jejuerão também durante os meses de Setembro, Fevreiro e Maio. Servirão-se de uns instrumentos de penitência. Aqueles que por fraqueza não poderão fazer obras de expiação oferecerão com docilidade e humilidade esta infirmidade a Jesus Cristo.

15. Jejuarão e farão qualquer penitência todas as sextas-feiras. Todas estas obras serão oferecidas pelas almas do purgatório, em favor da conversão e pelo progresso próprio no amor de Deus.

16. Os membros da ordem serão muito dóceis e humildes perante pessoas seculares et receberão-los com grande bondade. Os que serão os mais humildes terão o primeiro lugar no coração de Jesus e no meu.

17. Os membros não terão que um só coração e uma só alma, ninguém agarrar-se-há à própria vontade.

18. Serão de uma pureza angélica e observerão uma grande modéstia perante todos e em toda a parte.

19. Todos guardarão um silêncio profundo, evitando com cuidado conversas inúteis com estranhos.

20. As pessoas que quererão ser recebidas nesta ordem, terão a intenção síncera de se dar a Deus inteiramente e de se sacrificar pelo Seu amor. Aplicarão-se bem à obediência, que as conduzirá ao Céu.

21. Não serão admitidos entre os postulantes antes de ter feito exercicios espirituais de doze dias, durante os quais terão feitos um confissão geral au padre missionário, confessor da comunidade. Se estiverem dispostos a trabalhar com todas as suas forças na sua própria santificação e a adquirir as virtudes próprias a uma vítima disposta a se imolar cada dia pelo Deus do céu e da terra, serão recebidos no noviciado e após três meses receberão o hábito da ordem. E não devem esquecer que foram recebidos na casa da Mãe de Deus exclusivamente para trabalhar na sua santificação pela oração, pela penitência e por todas as obras que diyem respeito à glória de Deus e à salvação das almas.

22. Meus missionários serão os apóstolos dos últimos tempos; pregarão o Evangelho de Jesus Criso em toda a sua pureza por toda a terra.

23. Terão um zelo infatigável, pregarão a emenda dos corações, a penitência e a observação da lei de Deus; pregarão sobre a necessidade da oração, sobre o menosprezo da coisas da terra, sobre a morte, o julgamento, o paraíso e o inferno, sobre a vida, a morte e a ressureição de Jesus Cristo. Fortificarão as pessoas na fé para que, quando o demónio vier, muitos não sejam enganados.

24. Formerá-se-há bem as novas pessoas nas virtudes cristãs e na práctica da humildade, da caridade, da renûncia e da docilidade.

25. O noviciado será de seis anos. Aqueles que terão dado a prova de sólidas virtudes e que queiram se juntar aos combatentes de Jesus Cristo nesta ordem, pedirão de joelhos à superiora esta graça; e após que tereis feito conhecido as suas obrigações dentro da regra que Eu vos dou; se eles prometerão de a observar fielmente, receberei-los.

26. A oração se fará de comum no santuário, à hora que convier, que sera estabelecida.

27. Comer-se-há no refeitório o que seja necessário para sustentar a vida e para trabalhar para a glória de Deus; ao mesmo tempo que o corpo receber o que lhe convier durante a refeição a alma sera fortificada por uma leitura santa.

28. Ter-se-há o maior cuidado com os membros enfermos e doentes.

29. Se um membro ofender um outro membro por palavras ou outros actos, deverá emendar a sua falta o mais breve possível.

30. Todos os membros desta ordem farão uma genuflexão cada vez que passarão diante do tabernáculo aonde se encontra Jesus Cristo.

31. Cada vez que as pessoas se encontrarão, uma dirá "Que Jesus seja amado por todos os corações!" e a outra responderá: "Assim seja!"

32 As religiosas recitarão o ofício como as religiosas de Corenc perto de Grenoble; também o capítulo e as outras prácticas se farão como lá.

33. Todos os membros trarão uma cruz como a minha".




Indicação bibliográfica:


René Laurentin / Michel Corteville, Découverte du Secret de la Salette,

Ed. Fayard, Paris 2002, ISBN 2213 6128 38



Ametur Jesus ab omnibus cordibus! Amen!


 

 
Make a Free Website with Yola.